sábado, 21 de maio de 2011

A auto-suficiência em petróleo no Brasil

A auto-suficiência em petróleo no Brasil, amplamente  divulgada pelo nosso governo, é mais um exemplo de mentiras contadas apenas se falando verdades. Observo muitas pessoas se questionando pelo fato de sermos auto-suficientes e mesmo assim o preço da gasolina não baixa, ao contrário, continua subindo.
Entre muitas outras perguntas que a maioria das pessoas desconhecem suas respostas, vou tentar no decorrer desta postagem esclarecer alguns aspectos dessas perguntas sem respostas.

O termo "auto-suficiente", designa algo que se basta por sí próprio. Mas então se o nosso país alcançou a auto-suficiência, por que o preço da gasolina não baixa? A resposta é muito simples: Porque continuamos comprando petróleo saudita.

A nossa auto-suficiência relaciona-se ao tipo de petróleo que produzimos, que é o óleo de API que varia entre 10 e 20 e com esse petróleo é inviável se extrair gasolina devido a sua natureza de cadeias longas de carbono. A gasolina tem uma cadeia carbônica que varia entre "C10H22 e C15H32" enquanto o nosso petróleo por ser extraído de jazidas muito antigas tem cadeias imensamente maiores que essas, o que encarece o processo de craqueamento (quebra de cadeias) para a formação de cadeias menores.

Por isso a necessidade de se comprar o petróleo saudita que é de API 30, um petróleo mais recente e que tem cadeias menores facilitando assim o seu craqueamento. Não que seja impossível craquear nosso petróleo até a cadeia da gasolina, mas isso o deixaria economicamente inviável. Então é mais barato comprar o petróleo saudita e beneficiá-lo do que beneficiar nosso próprio óleo.

O nosso petróleo só é viável na produção de querosene, óleo diesel e outros compostos de cadeias maiores. Então alguém pode perguntar: Onde fica a tão afamada auto-suficiência?

Somos auto-suficientes no petróleo que produzimos. Hoje não precisamos mais de países estrangeiros para refinar nosso óleo, temos refinarias em condições de refinar 100% do óleo que é extraído no território nacional, o que nos coloca em uma condição bem confortável.

Se vocês pensarem um pouco, verão que o petróleo só é extraído no âmbito comercial em países problemáticos e em caso de uma crise mundial como ocorreu em 1973, onde o mndo ficou sem petróeo, nós não seríamos atingidos em nossas indústrias, sistemas de transporte público e na produção de energia.

Entendo que não é isso que o governo federal levou a população à acreditar e pode ter causado a decepção de algumas pessoas. Mas a parcial auto-suficiência de petróleo nacional é uma grande conquista sim! Pois não nos coloca à mercê de crises internacionais no setor e garante que nosso país não sofra em sua infra-estrutura industrial com uma suposta crise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário